trabalho de práticas de ensino o que é estágio?
1. O que é estágio?
É a parte prática dos cursos de formação de profissionais.
2. Por que se diz que a contraposição entre a teoria e a prática não são meramente semânticas?
Porque se traduz em espaços desiguais de poder na estrutura curricular, atribuindo-se menor importância à carga horária denominada “prática”.
3. A prática é a imitação de um modelo? Porquê?
Sim. Porque muitas vezes os alunos aprendem observando seus professores, imitando, mas também elaborando seu próprio modo de ser a partir de uma análise crítica do modo de ser de seus professores.
4. O que é “instrumentalização técnica”?
É o desenvolvimento de habilidades instrumentais necessárias ao desenvolvimento da ação docente. Possibilitando o treinamento em situações experimentais de determinadas habilidades, consideradas como necessárias ao bom desempenho docente.
5. O que é “didática instrumental” e “didática fundamental”?
Didática instrumental: é voltada para as questões pedagógicas, vinculadas com métodos para garantir ou facilitar a aprendizagem dos alunos, segue critérios do planejamento, execução e avaliação. Para que esse processo seja executado com sucesso, o professor necessita de total controle das técnicas realizadas. Tendo em vista, à concentração, de um percurso já estipulado para todos os alunos e turmas.
Didática fundamental: é quando a prática de ensino e aprendizagem, se desenvolve com articulação de dimensões técnicas, humanas e políticas. Trabalhado dessa forma a teoria e a prática. É como se o professor levasse o mundo para dentro da sala de aula, não se prendendo apenas a modelos pré-determinados.
6. O que é “ação pedagógica”?
São as atividades que os professores realizam no coletivo escolar, supondo o desenvolvimento de certas atividades materiais orientadas e estruturadas.
7. O que é “prática educativa”?
É um traço cultural compartilhado que tem relações com o que acontece em outros âmbitos da