trabalho port ensaio sobre a cegueira
Aluna: Sabrina Pereira do Nascimento
Resumo:
Este artigo procura criticar certas atitudes e organizações da comunidade atual, intertextualizando-os com os aspectos apresentados na sociedade do livro Ensaio sobre a cegueira de José Saramago.
Palavras-chave: Cegueira Branca. Cegos. Valores Sociais. Fidelidade. Mulher do Médico. Sociedade Atual.
Introdução:
O livro Ensaio sobre a cegueira foi publicado em 1995 consagrando o estilo formal de Saramago detentor de uma capacidade de narrar precisamente suas obras, recheando-as de detalhes que possibilitam o leitor vivenciar de forma realista, se incluir no texto narrado e de desenvolver nosso olhar sobre o mundo contemporâneo. O livro trousse uma análise da sociedade real, por meio da construção de uma comunidade em que todos seu membro eram acometidos por uma cegueira branca (com exceção da mulher do medico). Em consequência, desse problema que acomete o povo, ele mostra a fragilidade social quando ele expõe: o jeito que governo trata dos primeiros cegos; a perda do pudor; o abuso do poder do homem do revolver, ao se intitular líder dos cegos; a fidelidade da mulher do médico; o poder da igreja (sua busca por manipulação).
O livro começa narrando o ataque da cegueira branca a primeira vitima e também mostra a boa ação social, ao mostra que em meio ao tumulto e desordem causada pela ação da doença uma alma boa e desconhecida para o enfermo se propõem a ajuda-la.
Entretanto como excerto acima mostra essa alma caridosa era uma pessoa com boas intenções inicialmente, mas que ao lembra-se de suas ações passadas acabou sucumbindo a tentação de roubar o homem cego. Esta primeira situação mostra o quanto o homem esta preso a suas raízes e ações passadas e como a ocasião faz o homem. Pois mesmo que inicialmente seu objetivo não era roubar o carro, ao ver a facilidade de praticar o ato, ele o faz. Outra situação que mostra o homem sendo produto da ocasião, isto é o homem seguindo seus instintos,