Grules ocupa o de solo
INSTITUTO ENSINAR BRASIL - REDE DOCTUM DE ENSINO
ELVIO ROSÁRIO DE FIGUEIREDO
FERNANDA DOS SANTOS TEIXEIRA
JÉSSICA ERCÍLIA MEIRA
KARINE JÚLIA DOS SANTOS
THAÍS CARNEIRO PONCIANO
CÉLIO ANTÔNIO PEIXOTO
Disciplina Integradora
Resumo: Ocupação do solo urbano: desafios pós das cidades
João Monlevade
2014
Ocupação do solo urbano: desafios pós das cidades de Getúlio Teixeira Batista e NELSON Wellausen Dias
1. Artigo de Pós Graduação em ciências ambientais da Universidade de Taubaté um estudo de um capítulo do livro: Uma agenda para a sustentabilidade regional, o artigo nos descreve o estudo o êxodo rural no Brasil, mais precisamente no Vale do Paraíba interior de São Paulo e o Estatuto da cidade.
2. O Brasil é um dos países que mais rapidamente se urbanizou em todo o mundo. Em 50 anos nos transformamos de um país rural em um país eminentemente urbano, onde 82% da população moram em cidades. Este processo de transformação do habitat e da sociedade brasileira produziu uma urbanização predatória, desigual e, sobretudo, iníqua. O Estatuto da Cidade representa o encontro do país com sua face urbana, com um futuro que esperamos, é a forma de se organizar a cidade.
3. A origem das cidades é a necessidade de contato, comunicação, organização e troca entre homens e mulheres por bens e serviços, diminuídos os espaços gerados pelos territórios rurais.
4. O nascimento das cidades no Brasil, ocorreu ao longo do século XX, onde grande número de cidades nasceram, cresceram e se desenvolveram, A evolução do crescimento da população urbana, considerando-se este período, é bastante ilustrativa. É a partir da década de setenta que se inverte, com força, a relação rural-urbana até então vigente, foi também neste período que nasceram os subúrbios com suas construções feitas em locais impróprios.
5.Segundo os autores 81% da população brasileira moram em cidades.
Sendo que a explicação para este fenômeno de urbanização é