Trabalho pontos de função pontos de caso de uso
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
ANTONIO LUCAS MENEZES CARVALHO
PONTOS DE FUNÇÃO, PONTOS DE CASO DE USO
Aracaju
2012
ANTONIO LUCAS MENEZES CARVALHO
PONTOS DE FUNÇÃO PONTOS DE CASO DE USO
Pesquisa referente ao Curso de Sistemas de informação, sob orientação do professor Alércio, como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina de Engenharia de Software III.
Aracaju
2012
1. INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem por objetivo explicar o que são pontos de função e pontos de caso de uso, explicando pra que servem e suas diferenças e do que se tratam.
2. PONTOS DE FUNÇÃO
Da mesma maneira que a medida em metros quadrados do tamanho de uma casa não permite deduzir a velocidade com a qual a casa pode ser construída ou o seu tempo de construção, o tamanho em Pontos de Função NÃO mede a produtividade ou o esforço de desenvolvimento. Pontos de função medem o tamanho do QUE o software faz, ao invés de COMO ele é desenvolvido e implementado. Isto significa que, dado um conjunto de requisitos de usuário, o tamanho funcional do software será o mesmo, seja ele desenvolvido com a utilização de COBOL ou DB2, usando desenvolvimento rápido de aplicações (RAD), ou métodos estruturados de desenvolvimento.
3. PONTOS DE CASOS DE USO
A análise de sistemas Orientados a Objetos já utiliza, comumente, os diagramas de Casos de Uso (Use Cases) para descrever as funcionalidades do sistema de acordo com a forma de utilização por parte dos usuários. A técnica de análise de dimensão por Casos de Uso foi criada para permitir que seja possível estimar o tamanho do sistema ainda na fase de levantamento de Casos de Uso, utilizando-se dos próprios documentos gerados nesta fase de análise como subsídio para o cálculo dimensional.
A técnica de estimativa por Pontos de Caso de Uso foi proposta em 1993 por Gustav Karner, da Objectory (hoje, Rational Software). Ela baseia-se em dois métodos bastante utilizados - o mecanismo de Pontos de Função e uma