Ponto de caso de uso
João Carlos De Sá Machado,
Leonardo Luiz do Carmo Moita,
Marko Adriano Menezes De Castro,
Marcio Fernandes de Lima,
Rafaela de Souza Monteiro,
Wyll Ramos Barros.
PONTO DE CASO DE USO.
Trabalho de pesquisa sobre Ponto de Caso de uso, apresentado a disciplina de Projetos II da FACSENAC, ao professor Rogério Gabriel Nogalha de Lima, do terceiro semestre do curso de Gestão em TI.
Distrito Federal
2014
A atividade primária e primordial do desenvolvimento de qualquer projeto seja ele de software ou não, é o planejamento do mesmo. Nessa fase devem ser levantadas características do projeto cruciais para o bom andamento do mesmo. As estimativas são algumas das tarefas dessa atividade e têm por objetivo medir a qualidade no processo de desenvolvimento de software com objetos pré-definidos (tempo, custo, esforço, recursos etc). A estimativa de tamanho é uma das estimativas mais utilizadas pela sua versatilidade, podendo ser transformada em esforço, tempo e custo.
Torna-se importante o investimento na implantação de um processo de estimativas efetivo, visando a melhoria da previsibilidade de custo, prazo e esforço, pois a falta de previsibilidade pode levar a consequências desastrosas, tais como: conflitos entre o gerente do projeto e a equipe, baixa estima da equipe, entrega de software de baixa qualidade, perda de imagem da organização, e até mesmo o cancelamento do projeto.
O principal insumo (artefato de entrada) para um processo de estimativas é o documento de requisitos. Como as estimativas devem ser realizadas no início do processo de desenvolvimento de software, então, o artefato utilizado é frequentemente um documento inicial de requisitos, como o documento de visão. O responsável pelas estimativas deve analisar os requisitos para garantir a qualidade e então estimar o tamanho do projeto de software. O próximo passo é a derivação das estimativas de esforço, prazo (cronograma), custo (orçamento), de