Arquitetura
“A Métrica de Use Case Points (UCP)”
MBA em Engenharia de Software Orientada a Serviços (SOA)
Métricas de Software
Prof. Luiz Francisco Contri
Grupo:
Aluno: RM
Aluno: RM
Aluno: RM
Aluno: RM
Aluno: RM
Data de Entrega: de de
Índice
1. Introdução............................................................................................ 3
2. Conceitos da Métrica Use Case Points – UCP.................................... 4
3. Comparação da Métrica UCP x FPA ................................................... 7
4. Conclusão........................................................................................... 11
1. Introdução
Este trabalho tem como o objetivo demonstrar os principais conceitos e aspectos acerca da utilização de Use Case Points(UCP) para estimativa de projeto de desenvolvimento de software. O trabalho também demonstrará as principais vantagens e desvantagens da utilização de UCP e as principais diferenças entre as técnicas de Análise por Use Case Points e a Análise por Pontos de Função.
A Análise de Pontos de Função (APF) é uma das métricas de estimativa de tamanho mais sedimentadas no mercado e que proporciona resultados cada vez mais precisos à medida que artefatos da fase de análise e projeto são gerados .Por outro lado Use Case Points permite fazer estimativas no início do projeto com base no modelo de casos de uso, bastante utilizado no mercado, por ser mais completo que outros métodos de requisitos [Andrade, 2004]..
Esta técnica, no entanto ainda é pouco utilizada durante os processos de levantamentos, controle e escopo de um projeto de software, a técnica de Análise por Pontos de Função ainda é mais utilizada, principalmente quando se faz necessário descobrir o tamanho real de um sistema existente.
Diversas universidades e indústrias estão estudando a técnica de