Trabalho Politica Cambial 1
Tem-se por objetivo estender os nossos estudos sobre as políticas econômicas, abordando a economia em seu sentido mais abrangente como um todo, buscando apresentar as inter-relações existentes entre os agentes e as variáveis do sistema econômico.
O presente trabalho tem por grande importância concretizar fundamentos gerais, técnicas e explicações sobre a Política Cambial.
O mercado de Câmbio é formado pelos diversos agentes econômicos que compram e vendem moeda estrangeira, conforme suas necessidades.
A Política Cambial é constituída pela administração das taxas de câmbio, pelo controle das operações cambiais, tendo como objetivo central o mercado externo, no sentido de manter equalizado o poder de compra do país em relação aos outros com os quais este mantenha relações de troca.
O objetivo maior do trabalho de pesquisa é entender os conhecimentos adquiridos e esclarecer parte das duvidas.
POLÍTICA CAMBIAL
A Política Cambial é o conjunto de ações governamentais diretamente relacionadas ao comportamento do mercado de câmbio, inclusive no que se refere à estabilidade relativa das taxas de câmbio e do equilíbrio no balanço de pagamentos.
É constituída pela administração das taxas (ou taxas múltiplas) de câmbio, pelo controle das operações cambiais, tendo como objetivo central o mercado externo, no sentido de manter equalizado o poder de compra do país em relação aos outros com os quais este mantenha relações de troca.
Possui grande importância no cenário econômico do país, atuando de maneira direta nos mercados financeiros e principalmente no setor de comércio exterior. Por estar relacionada com as operações de exportação e importação, suas diretrizes impactam na balança comercial brasileira, além de causar efeitos no balanço de pagamentos do país.
A estrutura da política de câmbio, direcionada por normas e regras criadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e executadas pelo Banco Central do Brasil e seus agentes financeiros, deve ser