trabalho pedagogia
PEDAGOGIA
..............................................................................................................
Ana Paula de Lima R. Eleodoro 301371
Angélica Martins de Aquino 374897
Janaína Penques 301461
Larissa de Cássia Pelegrina Rosi 301485
Priscila Leonel Barrionuevo
Profª Fernanda Augusta Qader
TUTOR PRESENCIAL
Promissão- SP
2013
Etapa 1
O que Educação não Formal? Qual sua finalidade? A Educação não formal é um processo organizado, mas geralmente os resultados de aprendizagem não são avaliados formalmente. Sendo uma Educação voluntária, não hierárquica e baseia-se na motivação intrínseca dos formandos que por si mesmos procuram a aprendizagem. Observando atender as necessidades pessoais dos formandos e adequa-se a essas necessidades para responder ás suas aspirações.
A Educação não-formal designa um processo com várias dimensões tais como: a aprendizagem política dos direitos dos indivíduos enquanto cidadãos; a capacitação dos indivíduos para o trabalho, por meio da aprendizagem de habilidades e/ou desenvolvimento de potencialidades; a aprendizagem e exercício de práticas que capacitam os indivíduos a se organizarem com objetivos comunitários, voltadas para a solução de problemas coletivos cotidianos; a aprendizagem de conteúdos que possibilitem aos indivíduos fazerem uma leitura do mundo do ponto de vista de compreensão do que se passa ao seu redor; a educação desenvolvida na mídia e pela mídia, em especial a eletrônica etc. Em suma, consideramos a educação não-formal como um dos núcleos básicos de uma Pedagogia Social.
Analisando a Educação não Formal, como podemos distinguir da Educação Formal?
Quando tratamos da educação não-formal, a comparação com a educação formal é quase que automática. O termo não-formal também é usado por alguns investigadores como sinônimo de informal. Consideramos que é