Tipos de Válvulas
Válvula borboleta – A válvula borboleta pode ser empregada em diferentes situações, como controle de fluidos ou isolamento total da passagem de fluxos. Geralmente, possuem um custo menor do que outros tipos de válvulas e contam com um funcionamento semelhante ao da válvula de esfera. Utilizada em sistemas de pressão, possui bom desempenho em equipamentos de combate a incêndios por terem um dispositivo de desligamento rápido e eficaz.
Válvula agulha – as válvulas agulha recebem este nome porque são projetadas com agulha de metal, na maioria das vezes, produzidos de aço inoxidável, bronze ou outras ligas de aço. São empregadas e todos os setores industriais, com aplicações variáveis. Na indústria aeroespacial, para controle de instrumentação e de resfriamento para geração de energia.
Válvula globo – é um tipo de válvula comumente usada em gasodutos, para controlar o fluxo de fluidos mais viscosos como o óleo. A válvula Globo angular é indicada para o bloqueio, comando, dosagem e controle de fluidos líquidos ou gasosos. Possui corpo esférico, separado por um defletor, e as válvulas automatizadas possuem hastes deslizantes.
Válvula de gaveta – as válvulas de gaveta, ou registros de gaveta, são utilizadas em instalações industriais e também com possuem aplicações domésticas, podendo ser produzidas em ferro fundido, aço inox, bronze e demais ligas de metais. Normalmente, são desenvolvidas e projetadas para utilização em engenharia sanitária, em canalizações de esgoto, trabalhando em perfeitas condições quando está sob pressão e em temperaturas que não