Trabalho PBA
Disciplina: Processos Básicos de Aprendizagem
Professor: Raquel Ramos Ávila
Período: 2° Data: 28/11/14
Alunos: Laila Laricielly de Melo – 1411120104 Maria Clara de L. Rodrigues – 1411120051 Stefany M. Cavalcante Pereira – 1411120009
Exercício 2
Análises Intra-sessões
3. Dados em gráfico:
Registro de consequências liberadas e consumidas
4. - Houve diferença entre os 10 primeiros minutos e os 10 últimos da modelagem. O rato começou explorando a caixa e o bebedouro, no final ele já estava pressionando a barra consecutivamente. - Avaliamos que o procedimento de modelagem foi conduzido de forma eficiente, pois ao fim do experimento o rato já estava pressionando a barra e consumindo a água sozinho.
- As maiores dificuldades foram manter o rato no bebedouro, pois na maior parte do tempo ele explorava e farejava a caixa.
- Avaliamos que o procedimento de pressão a barra foi modelado, no 3° minuto da sessão de modelagem.
5. Cálculo de acordo ou concordância entre observadores para registro de evento minuto a minuto do LNO:
Pressionar barra = 0%
Tocar barra = 50%
Levantar-se = 40%
Farejar = 66%
Limpar-se = 14%
- O fato de as diferenças entre os registros de eventos serem algumas vezes grandes, dificultou para que houvesse um acordo, mas levamos em consideração que a experimentadora tinha uma melhor visão da caixa.
-Dados em gráfico:
Acordo para registro de evento minuto a minuto
Análises entre-sessões
1. – Houve diferenças nos procedimentos de experimentação entre as sessões, como: liberar a água de acordo com a aproximação do rato ao bebedouro na primeira sessão; na segunda sessão liberar a água de acordo com a aproximação do rato à barra; na terceira sessão, liberar água apenas quando o rato tocava ou pressionava a barra. O objetivo de cada um desses procedimentos era modelar o rato, para que no final do experimento ele fosse capaz de pressionar a barra e consumir a água sozinho.
-