TRABALHO PAULO FREIRE
PAULO RÉGIS NEVES FREIRE, NASCEU NO DIA 19 DE SETEMBRO DE 1921, EM RECIFE, PERNAMBUCO. NA ÉPOCA UMA REGIÃO MUITO POBRE, PÔDE VIVENCIAR AS DESIGUALDADES DESDE CEDO. FOI ALFABETIZADO PELA PRÓPRIA MÃE, ONDE A LOUSA E PINCÉIS FORAM SUBSTITUÍDOS PELO CHÃO DO QUINTAL E GALHOS DE ÁRVORES.
INICIOU SEU INTERESSE PELA LÍNGUA PORTUGUESA NA ADOLESCÊNCIA E AOS 22 ANOS INGRESSOU NA FACULDADE DE DIREITO DE PERNAMBUCO. NO DECORRER DO CURSO TEVE CONTATO COM A DSICIPLINA DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E DECIDIU DEIXAR DE LADO A PROFISSÃO DE ADVOGADO E LECIONAR LÍNGUA PORTUGUESA.
EM 1946/47, RECEBEU UM CONVITE PARA DIRIGIR O DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO SESI, ONDE ENTRA EM CONTATO COM A ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS DE CLASSE BAIXA.
JÁ DIRETOR, EM 1961, DO DEPARTAMENTO DE EXTENSÕES CULTURAIS DA UNIVERSIDADE DE RECIFE, SE AUTO DESAFIOU MONTANDO UMA EQUIPE DE 300 CORTADORES DE CANA PARA ALFABETIZAR EM 45 DIAS. SUA VISÃO DE ALFABETIZAÇÃO ERA UM PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO, CAPACITANDO O OPRIMIDO TANTO PARA A AQUISIÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE LEITURA E ESCRITA.
OBTEVE SUCESSO EM SEU ENSAIO E LOGO FOI RECONHECIDO, EM 1964, PELO GOVERNADOR JOÃO GOULART QUE APROVOU A PLURALIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA NO PLANO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO. PORÉM, EM POUCOS MESES FOI VETADO PELOS MILITARES E FREIRE FOI PRESO E EXPULSO DO PAÍS. EM 16 ANOS DE EXÍLIO, DEIXOU SEUS ENSINAMENTOS MUNDO A FORA, COMO CHILE, SUÍÇA, ESTADOS UNIDOS E INGLATERRA E GRASSOU SUA METODOLOGIA EM PAÍSES AFRICANOS DE COLONIZAÇÃO PORTUGUESA, COMO GUINÉ-BISSAU E CABO VERDE.
FREIRE RECEBEU PRÊMIOS COMO: EDUCAÇÃO PARA A PAZ (NAÇÕES UNIDAS, 1986) E EDUCADOR DOS CONTINENTES (ORGANIZAÇÕ DOS ESTADOS AMERICANOS, 1992).
PRINCIPAIS OBRAS
*A PROPÓSITO DE UMA ADMINISTRAÇÃ. RECIFE: IMPRENSA UNIVERSITÁRIA, 1961.
*CONSCIENTIZAÇÃO E ALFABETIZAÇÃ: UMA NOVA VISÃO DO PROCESSO. ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS-REVISTA DE CULTURA DA UNIVERSIDADE DO RECIFE. NÚMERO 4, 1963: 5-22.
*EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE. RIO DE JANEIRO: EDITORA PAZ E TERRA,