TRABALHO PATOLOGIA ESPECIAL
MEDICINA VETERINÁRIA - 6º PERÍODO “A”
PATOLOGIA ESPECIAL
PROFESSOR – GABRIEL PFRIMER
SISTEMA TEGUMENTAR
ACADEMICO:
Helder Paim Martins – 4251832191
ANÁPOLIS - GOIÁS
2014
INTRODUÇÃO
A pele recobre a superfície do corpo e apresenta- se constituída por uma porção epitelial de origem ectodérmica, a epiderme, e uma porção conjuntiva de origem mesodérmica, a derme.
Abaixo em continuidade com a derme está a hipoderme, que, embora tenha a mesma origem da derme, não faz parte da pele, apenas serve -lhe de suporte e união com os órgãos subjacentes.
Tem como funções:
- Proteger o organismo contra a perda de água por evaporação e contra atrito
- Serve como grande receptor para as sensações gerais ( dor, pressão, tato, temperatura )
- Colabora na termorregulação do corpo
- Participa da excreção de várias substâncias
- Proteção contra os raios ultravioletas
- Formação da vitamina D3
- Importante papel nas resposta imunitárias do organismo
- Na pele, observam - se várias estruturas anexas, que são os pêlos, unhas, glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas.
ACANTOSE NIGRICANTE
A Acantose Nigricante é uma doença dermatológica rara, caracterizada por hiperpigmentação na região axilar, linheficação (espessamento da pele) e alopecia (perda de pêlo). A Acantose Nigricans pode ter numerosas causas, mas a sua patogênese ainda é desconhecida, podendo ser dividida em Primária e Secundária.
A Acantose Nigircans Primária é uma doença que afecta quase que exclusivamente animais da raça Daschund e que tem início quando eles ainda são novos, com menos de um ano de idade, pensando-se que nesse caso, poderá ser uma doença hererditária.
A Acantose Nigricans Secundária está associada com uma causa secundária, como por exemplo fricção das pregas de pele em animais obesos ou com conformação anormal e infecção por Malassezia (fungos) secundária, doenças endócrinas (hipotiroidismo, hiperadrenocorticismo), hipersensibilidade (a comida,