patologia
DISCIPLINA DE ANATOMIA DOS ANIMAIS DE REPRODUÇÃO
PATOLOGIA
Ji-Paraná
2014
1. Introdução. O presente trabalho propõe melhor e amplo conhecimento no determinado tema proposto. Iremos falar sobre patologia e suas derivadas áreas de estudo. Patologia (derivado do grego pathos: sofrimento, doença e logia: ciência, estudo). É o estudo das doenças em geral, tanto na medicina, envolvendo tanto a ciencia básica como a pratica clinica. Também na área de exatas como na matemática e engenharia é denominada como Patologia das Edificações.
2. Desenvolvimento
Patologia é o estudo das alterações estruturais e funcionais das células, dos tecidos e dos órgãos que estão ou pode estar sujeitos a doenças, na tentativa de explicar as razões e a localização dos sinais e sintomas manifestos pelos pacientes, fornecendo uma base para os cuidados clínicos e terapêuticos. Todas as doenças têm causa (ou causas) que agem por determinados mecanismos, os quais produzem alterações morfológicas ou moleculares nos tecidos, que resultam em alterações funcionais do organismo ou parte dele produzindo alterações subjetivas (sintomas) ou objetivas (sinais).
Funções da Patologia
-Diagnóstico de doenças.
-Interpretação de biópsias.
-Realizar Neocropsias.
Divisão da Patologia
Tradicionalmente, o estudo da patologia é dividido em:
-Patologia Geral Está envolvida com reações básicas das células e tecidos a estímulos anormais provocados pelas doenças. Por isso é denominado patologia geral, doença relacionadas a todos os processos patológicos, referentes às células.
-Patologia Especial Ao contrario da geral a especial ela é mais específica, estuda cada órgão, cada tecido quando contaminado a uma doença.
A Patologia engloba áreas diferentes como:
Etiologia
Estudam as causas das doenças, os etiológicos podem ser genéticos ou adquiridos.
Fatores