Trabalho Passo 1
O CRAS deve obter o mínimo de profissionais exigidos que possam conduzir o trabalho de assistência, devem conter um coordenador, cujo perfil é técnico de nível superior concursado, com experiência em trabalhos comunitários e gestão de programas serviços e benefícios socioassistências.
De acordo com a norma operacional básica de Recursos Humanos do (SUAS) NOB-SUAS, a composição da equipe mínima de referencia que trabalha no CRAS, para prestação de serviços e execução das ações da Proteção Social Básica nos municípios é a seguinte:
Municípios de pequeno porte I: até 2.500 famílias referenciadas, dois técnicos de nível superior, sendo um assistente social e outro preferencialmente, um psicólogo, dois técnicos de nível médio.
Município de pequeno porte II: até 3.500 famílias referenciadas, três técnicos de nível superior, sendo dois assistentes sociais, e preferencialmente, um psicólogo, três técnicos de nível superior.
Município de médio, grande, metrópole e Detrito Federal: a cada 5.000 famílias referenciadas, quatro técnicos de nível superior, sendo dois assistentes sociais, um psicólogo, um profissional que compõe a SUAS, quatro técnicos de nível médio.
Fazem parte das funções da equipe dos profissionais que formam a equipe técnica:
1- Recepção e acolhimento de famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social.
2- Oferta de procedimentos profissionais, em defesa dos direitos humanos e daqueles relacionados ás demandas de proteção social de assistência social.
3- Vigilância social, produção e sistematização de informação que possibilita a construção de indicadores e de índices territorializados das