Gerenciamento De Res Duos Na Constru O Civil
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
NOÇÕES DE DIREITO
KAMILA HANDAR RODRIGUES DA SILVA
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
CURITIBA
2015
I. Vantagens do Gerenciamento de Resíduos na Construção Civil:
As vantagens do gerenciamento de Resíduos está na redução de custos, já que a premissa é o não desperdício dos materiais. Em quando houver sobra de materiais reutiliza-los dentro ou fora da obra, reduzindo possíveis gastos com a destinação final, além do benefício ao meio ambiente, pois muitas vezes esses resíduos são descartados de forma incorreta, acumulando com outros resíduos domésticos.
II. Objetivo do Projeto e Significado dos 3 R’s:
O projeto tem como objetivo estabelecer os procedimentos necessários para o manejo e destinação correta do resíduos da construção civil, utilizando os 3R’s como os primeiros passos que formam a estrutura de ação para manejo ambientalmente correto desses resíduos, que são:
Reduzir ao mínimo de resíduos;
Reutilizar ao máximo os resíduos;
Reciclar o que não é possível reutilizar.
III. 8 Fases do projeto:
Planejamento: na elaboração do projeto arquitetônico, orçamento e compras já deve ser observado a exatidão das quantidades dos materiais a serem utilizados;
Caracterização: identificar e quantificar o que pode gerar resíduos e planejar qualitativa e quantitativamente com foco nos 3 R’s e destinação final desses resíduos;
Triagem ou Segregação: deve ser feita na origem pelo gerador do resíduo ou nas áreas de destinação licenciadas, respeitando sempre as classes estabelecidas pelo Guia.
Acondicionamento:
a. Inicial: após o termino do dia de trabalho ou da geração, o resíduo deve ser acondicionado em recipientes até que atinjam o volume adequado para transporte interno.
b. Final: juntar todos os resíduos de acordo com sua classificação e deixa-los prontos para a remoção pelos agentes transportadores que darão o destino final ao material.
Transporte Interno: feita por carrinhos, elevadores