trabalho para resumo
OS ESTUDOS DE LIRIA
Este estudo refere-se ao desenvolvineto da “pré-história da escrita” infantil, segundo Luria, no que se diz respeito às relações entre a produção coletiva da humanidade (sociogênese) e a construção individual da criança (ontogênese). A construção da escrita é um processo que a humanidade vem fazendo há milhares de anos. Então o autor enfatiza que é nos primeiros anos de vida que a crinaça aprende e assimilar técnicas primitivas que desempenham a função semelhante à da escrita. Luria (1988) investigou o periodo inicial do desenvolvimento infantil, separando-os em quatro sessões, como a criança estudada tinha cinco anos, e neste estágio ela ainda não é capaz de recordar todas as informações, então é lhe solicitado que “tome nota” das sentenças para depois relembra-las. Cada sessão realizada, foi desenvolvida uma análise do processo de pesquisa e, ao final, foram elaborados algumas considerações para retomar os aspectos mais significativos da atividade.
PRIMEIRA SESSÃO
A pesquisadora apresetou á criança sete sentençaas simples, curtas e não relacionadas entre si.
1)Há duas maçãs na cesta.
2)Cachorro.
3)A noite escura.
4)Há cinco lápis e uma borracha sobre a mesa.
5)Pedro tem vinte dentes.
6)Ocarro corre.
7)Nos brincamos e nos divertimos. O menino foi capaz de lembrar apenas duas palavras que aparece nas sentenças: maçã e cachorro. Então foi suguerido que o menino “tomasse nota” ou escrevesse. Em seguida, apresentou novamente as sentenças. Entao o menino registrava tudo com números ou letras. Houve uma correspondencia exata entre a quantidade de frases e de registros.
Foi realizado o teste de recordação, solicitando a leitura do apontamento dos retegistros. Não lembrou o que lhe foi ditado. Apenas identificou o dois e o zero. O menino apresentou plena convicção na sua escrita, mas não era capaz de utiliza-la.
SEGUNDA SESSÃO
Apresentou-se a criança seis sentenças de