Trabalho Optativa
GUILHERME DALBON DOS SANTOS - Ra:1133183
ATIVIDADE NO PORTFÓLIO
CAMPINAS
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
GUILHERME DALBON DOS SANTOS - Ra:1133183
ATIVIDADE NO PORTFÓLIO
Trabalho
de
apresentado
aproveitamento a disciplina
Optativa de formação do curso de Educação Artística do centro universitário Claretiano sob a orientação do Prof. Alexandre
Pereira
da
Silva
obtenção de créditos.
CAMPINAS
2014
,
para
a
O ensino de música nas escolas se dá de forma interdisciplinar,o que implica em se articular o ensino de música aos outros conteúdos básicos. Assim, o professor poderá valer-se de um conteúdo de outra disciplina para ensinar o seu próprio conteúdo. Dessa forma, ele pode dialogar diretamente com outras matérias.
O professor poderá passar uma música que remonte a um fato histórico, ou até mesmo analisar uma letra pensando na relação com o ensino de língua portuguesa.No entanto, a música na escola tem uma função primordial que é auxiliar na coordenação motora e no ritmo da criança. Dessa forma a música se mistura com a dança,ritimos e com a performance. Tente trabalhar o ritmo por meio de instrumentos de percussão, ainda que improvisados como latinhas, caixas de fósforo, ou panelas velhas. Assim você deixará a sua aula profundamente didática e lúdica, o que é importante.
Trabalhe com músicas atuais respeitando o gosto dos seus alunos, mas apresentando outras opções de ritmos e estilos. Podemos pesquisar qual a preferência de música dos alunos e tente adaptar a aula aos alunos já sabem a respeito de música. Uma boa sugestão é o procurar dar conta dos ritmos folclóricos da região onde você leciona. A música é um conteúdo a ser trabalhado o que dá autonomia para o professor se articular da maneira que achar melhor para despertar o interesse dos alunos.
Outra interessante função do ensino de música é a possibilidade de trabalho em grupo o que estimula a interação entre os alunos, isso pode ser articulado de