Trabalho Alunos Optativa
Gestão de Áreas Degradadas
Nome: Jaílson Carmo Dias
Nome: Guilherme N Figueiredo
Nome: Wallyson Rodrigues
Nome: Ygor Resende Faria
Sumario
Introdução: ........................................................... 3
Desenvolvimento: - Pegada Ecológica ............................................. 6
- Selo Verde Azul ................................................. 9
Conclusão: - Pegada Ecológica .............................................. 8 - Selo Verde Azul .................................................9
Referências: ......................................................... 10
Introdução
No início da década de 90, os especialistas William Rees e Mathis Wackernagel procuravam formas de medir a dimensão crescente das marcas que deixamos no planeta.
No ano de 1996, os dois cientistas publicaram o livro Pegada Ecológica – reduzindo o impacto do ser humano na Terra, apresentando ao mundo um novo conceito no universo da sustentabilidade.
A Pegada Ecológica foi criada para nos ajudar a perceber o quanto de recursos da Natureza utilizamos para sustentar nosso estilo de vida, o que inclui a cidade e a casa onde moramos, os móveis que temos, as roupas que usamos, o transporte que utilizamos, aquilo que comemos, o que fazemos nas horas de lazer, os produtos que compramos e assim por diante.
Para o WWF-Brasil, a Pegada Ecológica não é apenas uma nova forma de se trabalhar as questões ambientais, às quais se dedica desde 1971, ano em que a Rede WWF iniciou suas atividades no Brasil.
A Pegada é também uma ferramenta de leitura e interpretação da realidade, pela qual poderemos enxergar, ao mesmo tempo, problemas conhecidos, como desigualdade e injustiça, e, ainda, a construção de novos caminhos para solucioná-los, por meio de uma distribuição mais equilibrada dos recursos naturais, que se inicia também pelas atitudes de cada indivíduo.
A Pegada Ecológica é uma metodologia de contabilidade ambiental que