Trabalho Oficial Civil
DIREITO DA PERSONALIDADE
Araranguá, 04 de junho de 2014
INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir, trata sobre o assunto “direito da personalidade” um tema que abrange muitas áreas na esfera do direito civil.
No corpo deste breve trabalho procuramos elencar alguns tópicos pelo qual vimos e acabamos por dar mais ênfase, começamos o conteúdo elencando a importância da matéria, quando surgiu, o que é este direito, seu conceito e para que foi criado. Após ter sanado nossas duvidas sobre estes tópicos buscamos aprofundar mais à matéria , quais as características,a proteção dos nomes civis das pessoas naturais e das pessoas jurídicas.No final do mesmo descrevemos sobre como são as formas e como podemos garantir a proteção desse direito.
A metodologia utilizada para o alcance de nossos objetivos foi a pesquisa bibliográfica fundamenta basicamente em dois autores.
1.Importância da matéria.
O direito da personalidade surgiu a partir do século XIX, mais esse tema vem sendo discutido muito anteriormente nas civilizações antigas, quando se buscava a proteção da pessoa suprindo suas necessidades tanto nas relações patrimoniais, que é a projeção econômica da personalidade, quanto nas reações que afetam diretamente a personalidade, podemos notar que em uma proporção não tão abrangente como nos dias atuais.
Certamente um grande marco contribuinte para o surgimento destes direitos foram os pensamentos, as filosofias gregas que tinham em vista o dualismo entre direito natural, ou seja, o direito adquirido naturalmente e direito positivo, o direito das leis criadas pelo próprio homem. Sucessivo a isso pensasse na dignidade da pessoa humana e na valorização da pessoa como individuo de uma sociedade. Com a emenda da constituição de 1988 os direitos de personalidade