Trabalho Nutrição
Introdução à Nutrição
Super Size me, A dieta do palhaço.
Araguari 2013
Super size me – A dieta do palhaço
A partir de 1950 começa a surgir no mercado uma nova categoria no ramo alimentício as lanchonetes denominadas fast-food (comida rápida), estas estão cada vez mais se aperfeiçoando e oferecendo um produto de “qualidade” aos clientes. Como: hambúrgueres, batatas fritas, cachorro quente, frango empanado, refrigerantes e sundaes, tudo preparado em poucos minutos.
A maior rede de fast-food e a que tem mais força com certeza é o McDonald´s. O século XXI trás consigo um grande problema que vem preocupando os médicos e nutricionistas a obesidade. Com isso especialistas começam a realizar pesquisas em cima daqueles que possivelmente são os maiores culpados do acontecimento, as indústrias de fast-food.
Nos Estados Unidos tudo tem fama de ser maior, os maiores carros, as maiores casas, as maiores empresas, a maior comida, e por fim as maiores pessoas. Nos Estados Unidos 100 milhões de norte americanos e 60% dos adultos do país são gordos ou obesos. O estado mais gordo é o Mississipi onde 25% da população é obesa. Hoje a obesidade em casos de morte só perde para o cigarro. Os dois matam em torno de 400.000 pessoas por ano. A partir de 2002 com o problema obesidade se agravando, várias pessoas resolveram processar as empresas de fast-food, principalmente o McDonad´s, alegando a venda de comida ruim que só engorda. Por isso foi o tema escolhido para o documentário Super Size Me – A Dieta Do Palhaço. Um documentário estadunidense de 2004, escrito, produzido, dirigido e protagonizado por Morgan Spurlock.
No documentário Morgan Spurlock se submete a uma dieta de 30 dias, regrada apenas por alimentos do McDonald’s. O autor passa os efeitos que tem este estilo de vida na saúde física e psicológica, e explora a influência das indústrias da comida rápida.
Spurlock percorreu várias lanchonetes do