Trabalho NR10
1
1 - SISTEMA ELÉTRICO DE POTÊNCIA (Noções)
1.1 - Introdução
O Sistema Elétrico de Potência (SEP) é um conjunto de todas as instalações e equipamentos destinados à geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. (A.B.N.T. – NBR-5460 – Sistemas Elétricos de Potência – Terminologia).
Objetivo → Gerar, transmitir e distribuir energia elétrica atendendo a determinados padrões de confiabilidade, disponibilidade, qualidade, segurança e custos, com o mínimo impacto ambiental.
Confiabilidade representa a probabilidade de componentes, partes e sistemas realizarem suas funções requeridas por um dado período de tempo sem falhar. Representa também o tempo que o componente, parte ou sistema levará para falhar (%).
Disponibilidade é definida como a probabilidade que o sistema esteja operando adequadamente quando requisitado para uso. Em outras palavras, é a probabilidade que um sistema não está indisponível quando requisitado seu uso (%).
Qualidade da energia é a condição de compatibilidade entre sistema supridor e carga atendendo critérios de conformidade senoidal (amplitude da tensão, frequência, desequilíbrios de tensão e corrente e forma de onda).
Segurança está relacionado com a habilidade do sistema de responder a distúrbios que possam ocorrer no sistema. Em geral os sistemas elétricos são construídos para continuar operando após ser submetido a uma contingência.
Redes Aéreas de Distribuição Prof. Abelardo
2
1.1.2 - Geração
Obtém-se energia elétrica, a partir da conversão de alguma outra forma de energia, utilizando-se máquinas elétricas rotativas (geradores), nas quais se utilizam turbinas hidráulicas ou a vapor para se obter o conjugado mecânico.
1.1.3 - Sistema de Transmissão
Transporta a energia elétrica dos centros de geração aos de consumo.
1.1.4 - Sistema de Distribuição
1.1.4.1 - Rede de Sub-Transmissão
Tem a função de transportar a energia elétrica das subestações de transmissão às