petição ação cobrança
FACULDADE DE DIREITO
Elaborado por
Gessé Marques Jr.
Piracicaba
2007
1. REFERÊNCIA.
Os trabalhos de graduação ou de pós-graduação para serem considerados acadêmicos, devem, necessariamente, apresentar uma lista em ordem alfabética dos documentos utilizados pelo autor. Esta lista, nomeada “referências bibliográficas”, refere-se às fontes que foram citadas no corpo do texto, com o intuito de fortalecer a(s) idéia(s) do autor. A bibliografia refere-se a todas as fontes consultadas, mesmo as que não foram citadas, mas que permitem ao leitor aprofundar-se no(s) assunto(s) abordado(s) no trabalho.
1.1 Conceito sobre a norma NBR-6023/2002
Referência é um conjunto de elementos que permite a identificação de publicações, no todo ou em parte do trabalho. É uma lista em ordem alfabética dos diversos tipos de documentos citados no trabalho. Esta lista é obrigatória na finalização do trabalho, pois através dela se comprova as fontes citadas.
A referência não é uma mera formalidade, ou capricho acadêmico. Podemos pensar em dois conceitos fundamentais. 1) Serve para dar referência dos trabalhos utilizados; isto é, é uma prova documental das fontes de informação utilizadas na pesquisa; 2) permite que o leitor possa utilizá-la como informação para desenvolvimento de sua pesquisa. Permite que você prove de onde vem, assim como permite que outros possam trilhar e desenvolver caminhos, a partir do seu.
Por isto, ler referências ou bibliografias, é um excelente hábito a ser adquirido. Quando estamos procurando material para as nossas pesquisas, por meio de “Levantamento Bibliográfico”, podemos utilizar computadores, bibliotecas e Internet. Além disso, devemos ler bibliografias. Elas nos dizem: 1) quais são as fontes, 2) quais os autores que são citados, e muitas vezes se repetem, em diferentes trabalhos, e 3) ajudam a criar um repertório de autores em nossa