Trabalho no modelo peti
A Casas Bahia é uma popular rede de varejo de móveis e eletrodomésticos do Brasil. Fundada em 1952, em São Caetano do
Sul, no estado de São Paulo, pelo imigrante polonês Samuel Klein.
A Casas Bahia está entre as 250 maiores empresas de varejo do mundo e é reconhecida como referência nacional no varejo direcionado à população de baixa renda.
Há 57 anos no mercado, emprega cerca de 60 mil colaboradores e possui filiais espalhadas em 10 estados brasileiros. Sua estrutura ainda compreende oito centros de distribuição, seis entrepostos e frota própria de veículos leves e pesados, além de um centro de tecnologia (CT) considerado referência em tecnologia da informação no varejo.
Sua atividade é focada na comercialização de produtos e de serviços por meio de suas lojas. Parte relevante de seu resultado é oriundo do financiamento ao consumidor.
Dados Operacionais
Líder de mercado no varejo de bens duráveis;
Marca consolidada, maior anunciante do país;
Forte parceria com fornecedores
Negócio com estrutura bem integrada (comercial, operações, logística, TI, contact center, Fábrica de Móveis);
Foco nos segmentos de baixa renda (classes C e D);
Maior operação de financiamento ao consumidor no varejo: base de mais de 30 milhões de clientes;
A evolução tecnológica e a alta competitividade trouxeram inúmeras ferramentas da qualidade com o propósito de aperfeiçoar a produção em vários aspectos como evitar atrasos na entrega de pedidos, altos estoques de matéria-prima, desperdício de materiais, dentre outros. As ferramentas permitiram melhorar processos como também poderiam melhorar as pessoas que participam destes processos. As resistências das pessoas quanto às mudanças na organização com relação à aplicação das ferramentas da qualidade foram muitas. Sabe-se que através dos processos de mudança é que se implementa a Qualidade Total na empresa, porém não é simplesmente mudando e aplicando ferramentas de qualidade de forma mecânica