Biografia gaspard monge
Matemático francês, Gaspard Monge nasceu a 10 de maio de 1746, na cidade de Beaune, e faleceu em Paris, a 28 de julho de 1818. Filho de humilde trabalhador, Gaspard foi enviado ao Collège dês Oratoriens, em sua cidade natal. Destacou-se aí, desde cedo, revelando a diversidade de suas aptidões – técnicas e intelectuais – e mostrando sua habilidade como desenhista e inventor. Afirmando que era dotado de “invencível tenacidade” e que possuía “dedos capazes de traduzir com fidelidade geométrica seus pensamentos”, Monge obtinha invariavelmente, o primeiro posto na escola. Seus mestres o consideravam puer aureus [menino de ouro].
Terminando seus estudos de filosofia, física e matemática, em 1762, transferiu-se par Lyon, visando a um aperfeiçoamento em física. Lecionou a disciplina em Lyon, retornando à sua cidade natal em 1764, sem, no entanto, tomar as ordens, como era do desejo dos oratorianos de Beaune. Contando apenas 16 anos, Monge fez um levantamento e um traçado de sua cidade, construindo, ele próprio, os instrumentos necessários para a tarefa. Quando esse trabalho foi examinado pelo coronel Vigneau, comandante da escola militar [École Royal du Génie] de Mézières, Monge foi convidado a trabalhar naquele estabelecimento, esperando seus diretores que lê os auxiliasse a traçar planos de defesa bem como a construir obras de arquitetura e a efetuar o corte de pedras. Monge transferiu-se para Mézières e ali passou vinte fecundos anos de sua vida. Durante seus trabalhos na escola militar, para resolver um complicado problema de construção de fortificações, Monge inventou método novo, muito mais simples do que os até então conhecidos – e que viria a ser alicerce da geometria descritiva.
Monge conquistou, de imediato, um cargo docente, encarregando-se de instruir os futuros engenheiros militares, ensinando-lhes o novo método considerado, por 15 anos, ‘segredo militar’, que ninguém estava autorizado a divulgar. O método só foi divulgado ao público em