Trabalho Nega
1- INTODUÇÃO.................................................................................. 3
2- DESENVOLVIMENTO.................................................................... 4
2.1 IMPORTANCIA E A FUNÇAÕ DIDÁTICA......................................... 6
3- CONCLUSÃO................................................................................. 8
4- REFÊNCIAS................................................................................... 9
1- INTRODUÇÃO
O brincar desperta o desenvolvimento no ser humano e a brinquedoteca oferece inúmeras possibilidades de desenvolvimento intelectual, emocional e físico da criança. Partindo desse pensamento percebemos o quanto esse espaço é importante na socialização por meio de crianças, jovens e adultos. Ainda, as atividades desenvolvidas na brinquedoteca permitem a relação entre construção criança e conhecimento, ou seja, é por meio da brincadeira que a criança também aprende a conhecer a si mesmo, as pessoas que a cercam e ajuda nas relações sociais delineando ações concretas e significativas em sua formação. Nesse contexto Cunha (1997 p.37) acrescenta que:
“As formas de convivência democrática encorajam a autonomia e estimula o amadurecimento emocional. Nesse espaço tão especial que é a brinquedoteca, a criança pode conhecer novos tipos de relacionamento entre as pessoas de forma prazerosa e enriquecedora. ”
2- DESENVOLVIMENTO
A história conta que o surgimento da brinquedoteca se deu por volta do ano de 1934, em uma cidade de Los Angeles conhecida como Toy Loam, na Suécia em 1963, sendo conhecida como Lekotec, em 1967 na Inglaterra surgem as Toy Libraries (bibliotecas de brinquedo). No Brasil é inaugurado em 1971 o Centro de Habilitação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de São Paulo – quando foi realizada uma grande exposição de brinquedos pedagógicos. No ano de 1973,