D Bito Cardiaco
Jornais (Mídia):
Estudante invade escola, fere a tiros 9 pessoas e se mata (ESTADÃO)
Segundo a polícia, atirador de Taiúva escolheu alvos (FOLHA DE SÃO PAULO)
Onde ocorreu?
Ocorreu na cidade de Taiúva que fica a 366 km a noroeste de São Paulo, na Escola Estadual Coronel Benedito Ortiz.
Faixa etária e sexo dos envolvidos?
A idade dos envolvidos vária entre 15 a 17 anos, onde estavam presentes jovens de ambos os sexos.
Os principais desfechos?
“A conclusão sobre os alvos está baseada em depoimentos de cinco colegas de Freitas. Alunos da escola e familiares do rapaz também disseram à polícia que várias pessoas teriam humilhado o estudante durante anos com apelidos pejorativos.” (FOLHA DE SÃO PAULO).
“O investigador José Roberto Gibim informou o mesmo: o estudante era retraído devido à obesidade. Os pais, lavradores, e parentes não entendem o motivo do crime. Só estranharam, segundo Gibim, que Edmar não deixasse ninguém entrar em seu quarto nos últimos meses.” (ESTADÃO).
Os principais motivos que levaram ao ato de violência?
“O ex-aluno foi humilhado por colegas durante anos por ter sido obeso. As chacotas continuaram mesmo após ele ter conseguido emagrecer quase 30 quilos.” (FOLHA DE SÃO PAULO).
Programa/Projetos de Prevenção no Brasil?
Um programa de prevenção contra a violência, com objetivo de garantir a segurança de professores e alunos, pode se tornar obrigatório nas escolas do país. Projeto de Lei do Senado (PLS) 251/2014, em análise na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), estabelece a criação do Programa de Prevenção da Violência na Rede Educacional Brasileira.
O programa prevê ações como jogos pedagógicos, palestras interativas, distribuição de cartilhas de prevenção contra a violência, dinâmicas de grupo e incentivo à leitura, com distribuição de livros. Acompanhamento psicológico, exibição de filmes e reuniões periódicas com pais e professores também estão entre as ações previstas no programa.
O texto