ATPS AN LISE DE INVESTIMENTOS
O que vem a ser Investimento: O investimento, em seu sentido econômico, significa utilizar recursos disponíveis no tempo presente para criar mais recursos futuros como, por exemplo, investir em: cursar uma faculdade, comprar uma casa, um carro, abrir uma empresa. Sendo assim, o ato ou ação que vem a disponibilizar em recursos monetários presentes, na expectativa de ampliar seus recursos no futuro. Conhecemos os tipos básicos de investimentos:
Investimentos Públicos: refere-se ao capital aplicado pelo Estado para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e que não tem como objetivo apenas o lucro financeiro. Exemplos que podemos citar são o investimento em infra-estrutura como estradas, pontes, hospitais, saneamento básico e escolas, que são essenciais para a economia e crescimento de um país, bem como, na área social, urbana, transportes.
Investimentos Privados: neste investimento observamos que são os maiores geradores de tributos e emprego de um país. Pessoas físicas ou jurídicas são quem disponibilizam recursos a fim de gerar retornos monetários. As fábricas particulares, empresas de prestação de serviços, lojas de varejo, Shopping Center, etc.
Investimento Misto: com recursos disponibilizados em partes pelo governo ou entidades públicas e em partes por pessoas físicas ou jurídicas. Com esta estrutura tem-se o objetivo de gerar bem estar para a sociedade ou com retorno monetário. Pode-se citar a Petrobrás e o Banco do Brasil.
A importância do investimento para sociedade
O Investimento dá para a economia do País um fluxo continuo de crescimento. Sendo necessárias que para a economia crescer terão que aumentar a produção das fábricas, empresas, fazendas e das unidades produtivas onde então se irá medir o PIB – Produto Interno Bruto. Certo também que ao longo do tempo a capacidade de criar novas unidades produtivas e suas capacidades virá através dos Investimentos, assim na própria empresa, quando se tem caixa