trabalho nao pronto
Aluna: Jeane Barroso da Silva
Curso: Pedagogia 5º semestre noturno
Professor: Wandeson
Disciplina: Aquisição da linguagem
A pesquisa em Aquisição da linguagem: teoria e pratica
Taguatinga, outubro de 2007.
Introdução
Procurando situar a Psicolingüística e a Aquisição da linguagem nos estudos lingüísticos, de modo a observar seus campos de atuação e discutir as questões metodológicas envolvidas.
Resumo
Estudavam-se, a relação entre os textos e a cultura, a mudança de fatos lingüísticos isolados, misturava-se som e escrita e não havia ainda certa discriminação no que se refere à comunicação lingüística dos “não cultos”. Mas só no inicio do século xx , observam-se e descrevem-se os fatos lingüísticos com base em determinados pressupostos teóricos. Na segunda metade do século xx, com Chomsky, uma nova proposta de analise lingüística menos preocupada com os dados lingüísticos e mais interessada pela elaboração de uma teoria que explique não apenas as frases efetivamente realizadas, mas as que poderiam potencialmente ser produzidas pelo falante: A Gramática Gerativa Transformacional. E devido a esta proposta a lingüística é descritiva e explicativa.
A psicolingüística é definida como a ciência da linguagem que estuda os processos psicológicos implicados na aquisição e no uso da linguagem.
No entanto o encontro da psicologia com a lingüística que se ligam as experiências do individuo. Assim pode-se estudar aqui o uso da língua na formação de conceitos, no aprendizado e na aquisição da linguagem.
A aquisição da linguagem não apenas dá conta dos tópicos centrais da psicolingüística, mas, de um modo geral, ela é de interesse das ciências cognitivas e das teorias lingüísticas.
A questão metodológica
Método dedutivo parte