importancia da leitura
A importância da leitura e da produção textual
Considerações sobre o texto:
1ª) O texto não é um aglomerado de frases. (Platão & Fiorin p. 11)
A revista Veja de 1º de junho de 1988, em matéria publicada nas páginas 90 e 91, traz uma reportagem sobre um caso de corrupção que envolvia como suspeitos, membros ligados à administração do governo do Estado de São Paulo e dois cidadãos portugueses dispostos a lançar um novo tipo de jogo lotérico, designado pelo nome de “Raspadinha”.
Entre os suspeitos figurava o nome de Otávio Ceccato, que, no momento, ocupava o cargo de secretário de Indústria e Comércio e que negava sua participação na negociata.
O fragmento que vem a seguir, extraído da parte final da referida reportagem, relata a resposta de Ceccato aos jornalistas nos seguintes termos: Na sua posse como secretário de Indústria e
Comércio, Ceccato, nervoso, foi infeliz ao rebater as denúncias. “Como São Pedro, nego, nego, nego”, disse a um grupo de repórteres, referindo-se à conhecida passagem em que São Pedro negou conhecer Jesus
Cristo na mesma noite. Esqueceu-se de que São Pedro, naquele episódio, disse talvez a única mentira de sua vida. (Ano 20, 22:91)
Platão & Fiorin p. 11
Platão & Fiorin p. 12
É necessário considerar que, para fazer uma boa leitura, deve-se sempre levar em conta o contexto em que está inserida a passagem a ser lida.
Entende-se por contexto uma unidade linguística maior onde se encaixa uma unidade linguística menor.
FRASE PARÁGRAFO CAPÍTULO OBRA
Ex.: A nossa cozinheira está sem paladar.
Observe a tira abaixo:
A frase abaixo foi extraída de um anúncio publicitário que “vende” produto hidratante para a pele:
Hoje você é uma uva.
Mas, cuidado, uva passa.
Em síntese...
O que é redigir um texto?
Redigir um texto é expor-se ao leitor, revelar-se nas palavras e nas ideias.
O ato de escrever admite três grandes momentos: o do planejamento, o da escrita propriamente