Trabalho NAB
Função
O potássio é o principal íon intracelular nos tecidos e é usualmente presente em concentrações de 100 a 160 mmol/l. O gradiente estabelecido cria um potencial elétrico o qual é essencial à manutenção de estímulos de resposta muscular. O potássio inevitavelmente contribui para a regulação do equilíbrio ácido-básico e participa na respiração, via troca de cloretos. Todos os tecidos macios são muito ricos em potássio, fazendo desse o terceiro mineral mais abundante do corpo. A maior concentração de potássio é encontrada nos músculos. Muitas enzimas específicas exigem potássio e esse elemento influencia muitas reações intracelulares (UNDERWOOD, 1999). O potássio goza de um papel importante na excitabilidade neuromuscular e na regulação do teor de água do organismo. O líquido intracelular contém mais de 90% do potássio do corpo. O potássio no plasma sanguíneo representa uma parte ínfima do potássio total. No entanto, uma ausência total de potássio sérico é um sinal bastante fiel de um déficit global deste cátion (UNDERWOOD, 1999).
Deficiência
A carência em potássio, estudada experimentalmente, conduz a distúrbios de crescimento, distúrbios da ovulação, oligospermia e esterilidade. Há diminuição do teor de potássio nas células musculares, aumento do sódio e alcalose. Experimentações em suínos mostraram que os mesmos morrem em 6 semanas quando submetidos a uma dieta carente em potássio.
Toxicidade
O potássio é menos tolerado que o sódio sob desafios agudos. Os principais efeitos diretos do excesso de potássio são: distúrbio no equilíbrio ácido-básico, hipocalcemia e insuficiência cardíaca (UNDERWOOD, 1999).
Fontes
O potássio é encontrado em grandes concentrações nas forragens. Entretanto, as concentrações de potássio são influenciadas pelo seu status no solo, pela espécie da planta e seu estado de maturidade e tipo de manejo. Espécies forrageiras de clima temperado geralmente são mais ricas em potássio que espécies de clima quente. nte. A maioria dos