Pontes Treliçadas
Com uma estrutura simples, a treliça é muito usada em construção de pontes. Nesse trabalho mostraremos a sua importância na engenharia civil, como calcula suas forças e a carga que ela suporta. Para fazer esses cálculos usaremos como modelo a treliça pratt.
Pontes Treliçadas
Ponte é uma construção que permite interligar ao mesmo nível pontos não acessíveis separado por rios, vales ou outros obstáculos naturais ou artificiais.
Treliças são estruturas compostas por barras com extremidades articuladas. São usadas para vários fins, entre os quais vencer pequenos, médios e grandes vãos. Pelo fato de usar barras articuladas e de se considerar pesos suportados colocados nos nós, essas barras funcionam principalmente á tração e compressão. As treliças são usadas hoje também como estrutura de cobertura, torres de transmissão elétrica e equipamentos, tais como lanças de guindastes, costumam ser executadas em barras de madeira, aço, alumínio e de concreto armado.
O princípio básico de uma treliça é o triângulo. A treliça é formada por três bases, que vamos chamar de B1, B2, B3. B1 é a base horizontal, B2 barra vertical e B3 barra inclinada. Cada uma das barras da treliça está submetida a esforços individuais.
Em uma barra de treliça só pode haver duas forças: uma que comprima a barra e outra que traciona a barra.
Separando cada uma das barras da treliça, teremos o seguinte desenho:
As barras de uma treliça são unidas entre si pelas extremidades. As extremidades de uma barra de treliça são chamadas de nó.
A determinação do sentido e valor da força em uma barra é feita pelo estudo de equilíbrio do nó.
Análise do Nó 1:
No nó 1 atua a força Fa e pelo nó nó 1 passam as barras B1 e B3. A força na barra B1, obrigatoriamente deve estar na direção da barra B1, e o mesmo acontece na barra B3.
O tipo de projeto é que classifica as treliças. Os tipos mais comuns são: Pratt, Howe e