Ponte Treliçada
RESUMO
Este trabalho se baseia na construção de uma ponte treliçada feita de palitos de picolé, construída com treliças de triângulos isósceles, para que suportasse com mais facilidade a carga. Foram feitas pesquisas, cálculos vetoriais que possibilitassem que a ponte aguentasse um peso de 100kg, portanto o material a ser escolhido para a montagem, foi fundamental, juntamente com os cálculos feitos.
O desenvolvimento do projeto da ponte nos proporcionou vários conceitos chave sobre treliças e cuidados estruturais que deverão estar presentes quando desenhar uma ponte por conta própria, como a compressão que a carga pode fazer na ponte, algumas técnicas de construção especiais apropriadas para o tipo de material, desde que se construa a estrutura cautelosamente. É importante também a escolha da ponte, utilizamos a ponte com treliças do tipo Warren sem montantes.
Palavras-chave: Treliça Warren, cálculos de vetores, palito de picolé, cola para madeira.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho é sobre uma ponte treliçada feita de palito de picolé e cola para madeira, elaborada pelos alunos da E.T.E. Frederico Guilherme Schmidt de Eletromecânica. O objetivo desse trabalho é de que a ponte suporte 100kg estando suspensas entre duas colunas. É importante que as treliças suportem o peso estipulado, a fim de que não se quebrem, o que indicaria que elas não tem a estrutura adequada para o objetivo do trabalho. O trabalho está organizado no desenvolvimento, de modo que se possa entender melhor o que é uma ponte treliçada, qual o modelo usado para este trabalho, a estabilidade do triângulo, os materiais utilizados, o passo a passo da ponte e os cálculos. A metodologia utilizada uma pesquisa de revisão, onde procuramos informações sobre trabalhos já existentes, em sites de pesquisa e também em livros.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 O que é uma ponte treliçada
Treliça é um dos principais