estudos complementares
Docente: Ary Ramos
Discentes: Ana Júlia Tadini Baptista
R.A: C1956C-3
Melissa Rodrigues Antunes
R.A: C2088A-6
São José do Rio Preto
04 de abril de 2014
Ciência x Religião: duas visões diferentes de mundo - conflitos eternos ou passageiros?
Ciência x Religião é uma questão milenar, discutida entre cientistas e religiosos, onde cada um tem suas próprias reflexões a respeito do mundo, sendo essas reflexões muito fervorosas, não entrando muitas vezes em um consenso, mas sim em conflitos.
A ciência, por exemplo, explica a criação do Universo através de uma gigantesca explosão a cerca de quinze milhões de anos, que ficou conhecida como o Big Bang, Charles Darwin explica a teoria evolucionista, assim como a religião explica a criação do Universo conforme suas crenças e seus preceitos religiosos, segundo a Bíblia, Deus criou a Terra, o céu e os animais e formou o homem do pó a sua semelhança.
Sendo assim sempre houve uma dificuldade no desenvolvimento cientifico por parte da religião e dúvidas por parte da ciência em relação à religião.
Ambas competem pela autoridade sobre a natureza. Sendo que, nos dias atuais a religião está perdendo a guerra, a ponto que a ciência e suas explicações científicas se tornam cada vez mais poderosas.
Ciência e religião são construções humanas que variam com o tempo , variam-se os posicionamentos, ramificações e interpretações, envolvendo uma gama muito grande e complexa de aspectos como políticos e sociais, envolvendo até mesmo relações de autoridade e poder.
As opiniões e os pensamentos ao longo dos anos foram ganhando diferentes posicionamentos e gerando diferentes dúvidas.
Na antiguidade sempre se buscou conhecer os Deuses e a natureza, os gregos, por exemplo, invocavam os Deuses para que eles realizassem o que desejavam. Durante a Idade Média, a igreja detinha o poder