Ponte de Macarrão
Curso: Engenharia Básica
Turno: Noite
Turma: EB2Q13
ATIVIDADES PRÁTICAS
SUPERVIONADAS
2º Semestre -2012
INDICE
Introdução
Objetivos do Trabalho
Material Utilizado
Desenvolvimento
Projeto
Cálculos Utilizados
Conclusão
Bibliografia
2
INTRUDUÇÃO
A proposta das Atividades Supervisionadas é de elaborar e projetar uma ponte de macarrão seguindo suas normas e diretrizes desenvolvendo um protótipo onde o mesmo vai ser subordinado a esforços mecânicos e agregado a um trabalho escrito onde vai ser apresentado o projeto, cálculos e dimensões mais concretas e exatas sobre o protótipo apresentado.
Antes do inicio da elaboração do projeto e observando os tópicos apresentados nas normas da Universidade, é necessário temos conhecimentos técnicos sobre estática dos sólidos, lei de ação e reação e estruturas em forma de treliças.
- Conceitos gerais sobre estática e equilíbrio dos corpos
Quando uma estrutura está em equilíbrio estático, o sistema de forças (ação e reação) e momentos de forças atuantes sobre o mesmo tem resultante nula em todas as direções, logo para haver equilíbrio de um corpo, para que a estrutura permaneça estável é necessário que o somatório de forças horizontais
(∑Fx = 0 ) e verticais (∑Fy = 0 ) sejam iguais a zero, bem como o somatório dos momentos (tendência de rotação) em todos os nós da estrutura (∑Mz = 0 ).
- conceitos sobre estrutura em forma de treliças
Uma treliça é uma estrutura reticulada que tem todas as ligações entre barras articuladas. Na análise de uma treliça as cargas atuantes são transferidas para os seus nós. A conseqüência disso em conjunto com a hipótese de ligações articuladas, é que uma treliça apresenta apenas esforços axiais (esforços normais de tração e compressão).
Viaduto da linha vermelha – Rio de Janeiro
3
Em nosso caso escolhemos uma estrutura em forma de treliça do tipo – viga
Warren com tabuleiro inferior com união banzo superior, o projeto foi