Classicismo
O termo clássico, na arte, significa principalmente a busca pela perfeição estética. A excelência nos detalhes e o grande trabalho dispendido nas obras do classicismo mostram algo que Friedrich Nietzsche classificou como sentido apolíneo: a busca pelo equilíbrio e pelo rigor na pureza da forma. Em contrapartida ao estilo romântico, que buscava maior ligação com a emoção e mais liberdade em suas construções, os clássicos se comprometem diretamente com o pensamento artístico da Grécia antiga, baseados no estudo de Aristóteles.
Contexto histórico
Entre os anos de 1400 e 1650, a Europa viu surgir um movimento artístico que acabou sendo o agente transformador de diversas ideologias do homem da época, afetando áreas como a fé, a política e a filosofia. Este movimento é conhecido nos dias de hoje como Renascimento. Tal nome é dado pelo fato de tal escolabuscar uma verdadeira retomada dos ideais e característicasartísticas da antiga Grécia. O classicismo é considerado o retrato vivo do Renascimento, que surgiu principalmente por conta do intercâmbio cultural que começou a acontecer entre o Oriente e o Ocidente, nessa época. A urbanização e o aperfeiçoamento da imprensa também foram fatores importantes para que a corrente se desenvolvesse.
Características
Dentre diversos traços do classicismo, é mais importante citarmos alguns, como a busca do homem universal, em que o homem clássico passou a buscar compreender a harmonia do universo além de noções como equilíbrio entre razão e emoção, verdade e beleza. Na literatura, surgiram o soneto, o verso decassílabo e a oitava rima, graças ao poeta português Sá de Miranda. A busca pela perfeição numérica e estética também é constante, como podemos ver em Os Lusíadas, obras de Camões considerada a mais importante do período.