Engenharia
Anderson
Guilherme
Fernando
Giovane
Henrique
Gustavo
Felipe
Gabriel
Roberto
Robson
São Paulo, 2012.
INTRODUCÃO
A definição de ponte encontrada no dicionário indica como significado, uma Construção que liga dois pontos separados por um curso de água ou por uma depressão de terreno. Nós alunos do 2º semestre de engenharia não estamos construindo pontes de verdades, mas vamos projetar uma réplica de ponte para simular o cálculo da produção e ações de forças que são submetidas à ponte. O material utilizado, aparentemente não muito resistente, terá que ser utilizado de forma inteligente para aguentar o peso que será exposto à ponte. As pontes são invenções grandiosas sendo de diferentes materiais como concreto, pedra, ferro, madeira entre outros. As pontes mais antigas podem ter sido construídas na mesopotâmia a cerca de 4000 a.c. e também a mais antiga ainda existente é datada do século IX a.c.
A nossa ponte não será construída para ultrapassar nenhum obstáculo físico e sim teórico e educacional, os esforços serão concentrados para quebrar algumas barreiras.
OBJETIVOS DO TRABALHO
A construção da ponte de macarrão será um grande um trabalho a ser desenvolvido em grupo. Dessa forma com o total envolvimento dos componentes é possível atingir o objetivo proposto. O objetivo do trabalho é a construção de uma ponte de macarrão de massa total de 1 kg usando apenas macarrão e cola. Ao fim da construção a ponte será submetida a três teste de resistência inicialmente para avaliação, o primeiro teste é 2 kg, o segundo teste médio de 4 à 8 kg e o terceiro teste 10kg apos o terceiro teste a ponte será submetida ao teste para averiguar o peso total que ponte irá aguentar tendo que suporta o maior peso possível.
CONSTRUÇÃO DA PONTE DE MACARRÃO * Material utilizado. * Passo a passo da construção. Ilustrações (fotos) da construção da ponte. * Esboço do projeto da ponte de macarrão. * Cálculos utilizados.
Modelo de ponte