Trabalho Mpat
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
PROJETO PESQUISA
Tecnologias Holográficas
Nome:
RA:
São Paulo
2014
Conteúdo
1 Contexto Atual 2
2 Objetivo 4
3 Justificativa 5
4 Hipóteses 6
5 Metodologia 7
6 Referência Bibliográfica 8
7 Cronograma 9
1 Contexto Atual A holografia foi inventada em 1947, pelo cientista inglês, de origem húngara, Dennis Gabor, quando estava tentando melhorar a resolução de um microscópio eletrônico. Ele criou a palavra holograma que deriva do grego Holos: todo, inteiro; e Graphos: sinal, escrita, pois é um método de registro completo com profundidade. Este holograma era ainda de baixíssima qualidade e ineficiente, pois era produzido com uma luz filtrada de uma lâmpada a arco de mercúrio. Esta descoberta só foi posta em prática em 1960, quando o cientista norte-americano,Theodore Maiman, descobriu o laser: a fonte de luz pura ideal para hologramas.
Em 1962 os engenheiros Emmett Leith e Juris Upatnieks, apresentaram o primeiro laser de uso prático e, sabendo da ideia de Gabor, realizaram os primeiros hologramas de grande qualidade e com três dimensões. A técnica base destes hologramas, utilizada até hoje, é a do holograma de transmissão com feixe simples. Esta técnica funciona da seguinte forma: o objeto a ser holografado é colocado a uma pequena distância do filme e o conjunto é iluminado com um laser pelo mesmo lado do objeto, a luz refletida pelo objeto interfere com a porção da mesma que atinge diretamente o filme, criando o padrão de interferência que armazena a informação espacial do objeto.
Hoje em dia, muitos pensam que a Holografia é uma evolução do 3D, mas de acordo com o professor do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, PhD em Ciência da Computação, Anderson Maciel, a holografia e o 3D diferenciam-se em sua essência. Ainda que as duas tecnologias sejam capazes de dar origem a imagens em três dimensões, a holografia é, antes de qualquer coisa, uma forma de