Trabalho Motivacao Organizacional
O presente trabalho tem como foco a abordagem de um aspecto extremamente importante para uma organização que é a Motivação Organizacional, ramificando o tema em alguns conceitos, características, objectivos gerais e específicos, as vantagens e desvantagens, aprimorando aquilo que é a sua essência.
1.2 Estrutura do trabalho
Breves conceitos sobre motivação nas organizações
Objectivos
Vantagens e desvantagens
Conclusão.
1.3 Objectivos
1.3.1 Gerais
Conceitos da motivação
Vantagens e desvantagens da motivação
1.3.2 Específicos
Aprofundar os conhecimentos da motivação a nível das organizações.
1.4 Metodologia Este trabalho foi elaborado através de pesquisas bibliotecárias físicas e virtuais.
II. Principais conceitos
2.1 Breve Historial da Motivação
Por muito tempo considerou se qualquer problema humano no trabalho como sendo causado pela falta de motivação do empregado.
Antes da revolução Industrial, a maneira mais frequentemente usada para motivar aqueles que trabalhavam consiste no uso de ameaças e punições, criando, dessa forma um ambiente de medo caso a pessoa não conseguisse cumprir aquilo que lhe fora solicitado. Menos frequente, mas também usada era a promessa de recompensa e favores especiais a aqueles que se desempenhassem a contento.
Com a Revolução industrial os especialistas na Gestão de Recursos Humanos nas empresas eram solicitados para criação de planos salariais e de benefícios extras que pudessem se transformar em real e verdadeiro estímulo para cada um. A intenção era de maximizar a produção a qualquer custo.
Mais tarde Taylor através da sua obra partidários de administração científica abordou a importância da necessidade do conforto físico e segurança no trabalho e defendeu que a única motivação e o dinheiro.
Ao passar do tempo as ameaças de punições foram substituídas pelo dinheiro, pensando que ele seria a