Ratatoille
O que o filme contribuiu para você como gastrônomo?
O filme Ratatouille relata a história de um roedor que desde muito cedo percebe que tem um olfato muito aguçado e enquanto os demais ratinhos comem qualquer coisa ele é muito seleto em seus alimentos. O rato (Remy) tinha sonho em ser um grande chef, assim como seu grande ídolo da gastronomia o chef Gusteau.
Ao se deparar nos esgotos de Paris, embaixo do restaurante Gusteau, um dos restaurante mais sofisticado, foi logo ver como funcionava tudo dentro da cozinha do restaurante. Quando se deparou com um dos funcionários colocando uma das receitas a perder tenta ajudar, utilizando seu olfato aguçado, para dar a volta por cima e consegue servir uma sopa muito sabora, neste momento toda historia começar tomar outras dimensões, já que devido ser um roedor seria muito difícil ser aceito dentro de uma cozinha.
Remy mostra perseverança, pois mesmo que em alguns momentos é rejeitado ele da à volta por cima. Ele enfrenta sua família que era contra sua escolha, isso demonstra que ele era um ser determinante que luta pelos seus objetivos e tendo sempre presente o lema de seu chef “todos podem cozinhar”.
O roedor é muito ousado pois utiliza as receitas do chef Gasteau, mas faz suas próprias adaptações, característica que deve estar sempre presente no cotidiano dos cozinheiros, pois é muito importante que estes tenhas seus truques caso a receita não saia como esperado.
Ainda podemos destacar o amor que Remy sente ao cozinhar, podendo ser transmitido para os pratos preparados. Esta dimensão, emocional, pode ser notada ao preparar o prato, pois estes sentimentos altera o estado mental do cozinheiro, podendo acarretar alterações positivas ou negativas ao pratos.
Empresa: Hotel Sumatra
Telefone: //9938-5745
Endereço. Rua Souza Naves, 803 – Londrina
Responsável: Carlos Dourinto Fabiano
Período: 15/06 a 04/08