jogo ou brincadeira
Passo 1
Introdução:
Durante a história da educação, temos visto inúmeras tentativas de chegarmos à educação ideal e para isto várias propostas foram aparecendo ao longo deste processo. Neste trabalho trataremos do currículo integrado, que nada mais é que trazer para dentro da sala de aula os conteúdos relacionados com a realidade vivida pelos alunos, sendo assim o aluno será desafiado a buscar suas próprias respostas para o tema-problema, utilizando de seus conhecimentos, experiências e englobando todas as áreas envolvidas nesta situação, diferentemente do ensino fragmentado, o aluno irá descobrindo as várias disciplinas envolvidas na resolução do tema proposto.
Passo 2
1)Quais são os argumentos importantes para a implantação de uma proposta de ensino globalizadora na escola?
R: Segundo o ponto de vista exposto no texto de Everaldo Luz, um aluno que tenha acesso ao ensino globalizado “estará mais interligado no mundo”, ou seja, terá acesso à um maior número de informações e de maneira mais fácil, uma vez que terá acesso as tecnologias e também poderá associar seus conhecimentos de mundo com a aprendizagem dentro da sala de aula, outro ponto em questão colocada pelo autor é a motivação de alunos e professores, pois haverá maior compatibilidade entre ensino e interesses dos alunos e educadores e por fim, o ensino fragmentado acaba limitando o desenvolvimento mental do aluno que necessita fragmentar seus pensamentos.
2)Qual é o diferencial do papel do professor no ensino-aprendizagem organizado por projetos de trabalho em comparação com o ensino disciplinar tradicional?
R: No ensino por projetos tanto o professor, quanto o aluno são mais ativos e tem maior participação em todas as atividades desenvolvidas, é necessário ir em busca das informações, como o autor denomina no texto, ambos são “ co-responsáveis pelo bom andamento do projeto”. No tradicional, o professor é mais passivo, sendo apenas responsável em repassar