TRABALHO MNA PRONTO
INSTITUTO DE CIÊNCIA EXATAS
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
PATOLOGIAS DO USO DE AREIA DO MAR NA PRODUÇÃO DE CONCRETO
RIBEIRAO PRETO- SP
2015
BRUNO FARDIN BAIOCCO C277703 EC6P18
Nome
Nome
Nome
PATOLOGIAS DO USO DE AREIA DO MAR NA PRODUÇÃO DE CONCRETO
Trabalho referente à disciplina de Materiais Naturais e Artificial, a fim de expor as possíveis patologias que o uso de areia de praia na produção de concreto podem acarretar e como prevenir tais patologias. Seguindo as orientações do Prof. Eng Jose Roberto.
RIBEIRAO PRETO – SP
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2.POSSÍVEIS PATOLOGIAS 5 2.1. Corrosão das armaduras 5 2.1.1. O Caso do edifício Palace II 8 2.2.Porosidade do concreto 9 2.3.Eflorescências no concreto 10
3.PROVIDÊNCIAS A SEREM TOMADAS 12
4.CONCLUSÃO 16
5.REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 16
1. NTRODUÇÃO
Uma das principais razões da deterioração de diversas estruturas de concreto armado é que, no passado e atualmente, ao se projetar a estrutura, muita importância se dá à resistência à compressão do concreto e pouca importância é conferida aos fatores ambientais que a estrutura estará sujeita no desempenho de sua função estrutural e aos materiais utilizados na execução da estrutura em concreto armado.
Ao que se refere à utilização de materiais, um fator que que modifica a qualidade do concreto é o uso de areia salificada. A areia salificada ou areia de praia, por estar em contato com a água do mar possui um teor de sais elevado em sua composição. Já se sabe que o elevado teor de sais provoca a corrosão da armadura de aço, o aparecimento de eflorescências superficiais bem como o tempo de endurecimento e pega serem alterados. Assim, deve-se tomar todos os cuidados a fim de minimizar os danos causados pelo uso desse tipo de areia, uma vez que o desempenho das estruturas de concreto deve sempre atender as especificadas em projeto.
.
2. POSSÍVEIS PATOLOGIAS
2.1. Corrosão das