Trabalho Miraldo 1
Se consideramos a manifestação concreta do que se chama Estado, isto e, homens que governam homens, em uma território determinado, o estado a simplesmente um fato.
"0 Estado não e a suprema encarnação da ideia, como acreditava Hegel: 0 Estado não e uma espécie de super-homem coletivo; 0 estado e um órgão habilitado a empregar o poder e a coagir. A pessoa humana, como cidadão, existe para o corpo político, e o corpo político existe para a pessoa humana como pessoa. Sendo que, o homem, por rótulo algum, vive para o Estado.
0 Estado existe para o homem" (J.Maritain,L'Homme et L'Etat,p.12).
0 termo "Estado"
A palavra `Estado", no sentido em que hoje a empregamos, a relativamente nova.
Entre nós, a palavra `Estado", na linguagem comum, na constituição e nas leis, designa as unidades federadas, e o Brasil, como Estado Federal, e denominado União.
A população do Estado
0 Conjunto de seres humanos que possuem uma característica particular, ou seja, elemento humano do Estado, deve ser examinado sob vários aspectos.
Aristóteles entendia que, para ser bem governado, o Estado não devia de 10 mil
Habitantes já subtraindo os escravos, já Platão fixou o número exato:5040 homens livres.
Nunca foi, nem será possível fixar o número dos habitantes do Estado. No mundo moderno prevalecem os Estados de grande população, com dezenas e ate centenas de milhões de habitantes.
A população oscila sob a influência de diversos fatores e particularidade que caracteriza uma fato(circunstancias), desde o simples crescimento vegetativo a anexação ou desmembramento.
0 que se pode afirmar apenas a que uns poucos indivíduos, uma dúzia de famílias, não poderão formar um Estado, pois lhes faltaria o poder necessário. Nao há,porem,um máximo nem um mínimo certo para sua população.