Trabalho Microbiologia
No Ceará, o primeiro caso de aids em criança foi notificado em 1985. No período de 2001 a 2013 um total de 211 casos foram notificados entre crianças menores de 5 anos de idade. O número de caso por transmissão vertical, que é passado da gestante para o bebe, diminuiu. Porém a quantidade de adolescentes, principalmente do sexo masculino, entre 15 – 21 anos de idade, tem aumentado e é bastante preocupante.
O que é a AIDS?
A AIDS ataca diretamente o sistema imunológico, destruindo os glóbulos brancos, que são as células de defesa.
Como pode ser transmitido?
O vírus da AIDS conhecido como HIV pode ser transmitido através do sangue, secreção vaginal, pelo esperma ou na amamentação materna.
Existem as transfusões sanguíneas que podem conter sangue contaminado assim transmitindo ao receptor do sangue. O portador de HIV pode não aparentar estar contaminado, mesmo assim continua transmitindo a doença.
Quais as formas de prevenção?
Fazer sexo com preservativo, jamais utilizar seringas que foram usadas por outras pessoas, não compartilhar lamina de barbear, não compartilhar objetos pessoas, principalmente que sejam cortantes.
Uma das grandes questões que as pessoas ficam em dúvida é em relação ao beijo. Beijar alguém que possui o HIV NÃO transmite a doença.
Quais os sintomas?
Principalmente febre, fraqueza, emagrecimento, diarreia durante um longo tempo sem motivos.
Fase inicial candidíase oral, sensação constante de cansaço, aparecimento de gânglios na axila, virilha e pescoço. Geralmente a perca de peso superior a 10%.
Fase aguda sintomas de infecção viral como febre, fraqueza, afecções dos gânglios linfáticos, faringite, dores musculares.
Quais os tratamentos?
A AIDS não tem cura, porém o governo disponibiliza de forma gratuita o tratamento antirretroviral. O objetivo é de prolongar