trabalho de microbiologia
Discente: Eline Castro e Maria Raimunda
Docente: Habniesley
RELATÓRIO
Experiencia da bactéria desenvolvida na batata
Com a realizaçao deste relatório pretende-se abordar o desenvolvimento de uma bactéria sobre um pedaço de batata. No laboratório de microbiologia trouxemos uma batata cozida na água fervente, sem sal, apenas com a batata. Esterilizei a vasilha para coloca-la dentro.
No laboratório pegamos todos os materiais necessários para o nosso trabalho. Utilizamos a placa de petri onde colocamos a batata. Para esterilizar todas as placas de petri, cobrimos com papel e foi amarrado com barbante, depois foi colocado dentro do autoclave e esperamos por alguns minutos ate a agua ferver e chegar a 221 graus, chegando a esse ponto as placas de petri ja estavam prontas para ser usadas, ja estavam esterilizadas. Havia dois tipos de coleta: a líquida e a sólida. Decidimos fazer com a sólida. Fizemos a coleta solida com o swab, onde poderia haver um crescimento de colônias isoladas, muito utilizado para culturas puras. O swab foi passado na maçaneta da porta de nutriçao do 2 periodo, para poder adquirir toda bactéria presente naquele lugar.
Voltando novamente ao laboratório cortamos um pedaço da batata e passamos o swab sobre ela, armazenando assim tudo o que coletamos na maçaneta da porta. Feito isto, colocamos a batata dentro da placa de petri e depois no refrigerador, para que assim a bactéria pudesse ficar aquecida e se desenvolver-se.
Após colocarmos a placa de petri no refrigerador teríamos que observar durante sete dias o desenvovimento da bactéria na batata, tirando fotos. As suspensões bacterianas foram preparadas colhendo-se um inóculo de cada cultura pura com 18 a 24 horas de crescimento. Muitas vezes essa bactéria nao resiste ate o sétimo dia, pois, ao invés de criar uma bactéria, é desenvolvido fungos, e a probabilidade desta bactéria resistir é muito pouco, pois, o fungo é mais forte e resistente que ela.