Fun O Do Est Mago
Faz parte do sistema digestivo, cuja responsabilidade é de armazenar por pequeno período os alimentos, para que possam ser misturados ao suco gástrico e digeridos, extraindo deles nutrientes (vitaminas, minerais, carboidratos, gorduras, proteínas e água).
Após deixar o estômago, os alimentos parcialmente digeridos passam para o intestino delgado e depois para o intestino grosso (cólon).
Neoplasia Maligna Do Estômago Conceito:
O Câncer de Estômago é o crescimento de células anormais no órgão desse sistema digestivo e pode ocorrer em qualquer local de sua extensão, surgindo na forma de irregulares pequenas lesões com ulcerações, podendo propagar-se para outras camadas do estômago e podendo acometer órgãos vizinhos (metástase por contiguidade).
Epidemiologia:
Cerca de 65% dos pacientes diagnosticados com câncer de estômago têm mais de 50 anos. O pico de incidência se dá em sua maioria em homens, por volta dos 70 anos de idade.
A alta mortalidade é registrada atualmente na América Latina, principalmente nos países como a Costa Rica, Chile e Colômbia. Porém, o maior número de casos de câncer de estômago ocorre no Japão, onde encontramos 780 casos por 100.000 habitantes.
Fisiopatologia:
Muitos cânceres gástricos são adenocarcinomas e podem ocorrer em muitas partes do estômago. O tumor infiltra-se pela mucosa, penetrando na parede do estômago e nos órgãos e estruturas adjacentes. O fígado, pâncreas, esôfago e duodeno são geralmente afetados no momento do diagnóstico. A metástase pelos linfonodos para a cavidade peritoneal ocorre mais tarde na doença.
Sinais e sintomas:
Não há sintomas específicos do câncer de estômago, mas alguns sintomas podem caracterizar o câncer gástrico, como:
Dor epigástrica. (região central do abdômen – “boca do estômago”)
Sensação de “estômago cheio” após as refeições e perda do apetite durante as refeições
Emagrecimento.
Vômitos.
Vômitos com sangue.
Azia intensa
Diarreia
Constipação
Fadiga e Fraqueza
Fezes com sangue ou