Trabalho Mec Nica Tecnica
CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA
BRENDON DE FREITAS FERREIRA
Trabalho de mecânica técnica, elementos de transmissão de movimento.
Professor Leandro.
Aracruz
2015
1 Polias
A polia é utilizada, sobretudo para facilitar a elevação de um fardo, tornar mais fácil o esforço de tração ou assegurar uma transmissão de movimento. É constituída de três partes: o eixo, os braços e a calha, existindo polias maciças que não tem braços. O perfil da calha varia de acordo com a correia que pode ser plana, cilíndrica, trapezoidal ou uma corrente. Polia ou roldana , consta de um disco que pode girar em torno de um eixo que passa por seu centro. Além disso, na periferia desse disco existe um sulco, denominado gola , dentro da qual trabalha uma correia de transmissão de movimento . As polias, quanto ao modo de operação, classificam-se em fixas e móveis . Nas fixas os mancais de seus eixos permanecem em repouso em relação ao suporte onde foram fixados. Nas móveis tais mancais se movimentam juntamente com a carga que está sendo deslocada pela máquina.
Existem 3 tipos básicos de aplicação de polias: Polia fixa, muda a direção e sentido de uma força, mantendo sua intensidade. Está presa a um suporte rígido, fixo e executa apenas movimento de rotação, não de translação; Polia móvel, aumenta ou diminui a intensidade de forças, mas tem a inconveniência de diminuir o deslocamento do corpo, e associação de polias que combinam seus efeitos e obtém maior comodidade no acionamento, conforme a aplicação. Assim sendo, uma primeira associação simples de polias é a mostrada na figura 5 onde temos uma polia fixa e uma polia móvel.
Essa configuração resulta numa vantagem mecânica igual a 2, com a vantagem de precisarmos fazer força para baixo para levantar o objeto. Na realidade, isso significa que podemos usar o peso de nosso corpo para levantar o objeto.
2 Correias
A Correia é uma cinta de material flexível,