Aula Sobre Evolucionismo E Diferen A
Aula de Sociologia - 2º ano do Ensino Médio
Antropologia
Evolucionismo e diferença
Antropologia - Antropologia (do grego ἄνθρωπος, transl. anthropos, "homem", e λόγος, logos, "razão"/"pensamento"/"discurso"/"estudo") é a ciência que tem como objeto o estudo sobre o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões.
Colonialismo: sistema ou orientação política que uma nação utiliza para manter sob seu domínio os destinos de outra, procurando submetê-la nos setores econômico, político e cultural.
Imperialismo: política de expansão e domínio territorial ou econômico de uma nação sobre as outras.
A construção do pensamento antropológico
- O avanço colonialista europeu sobre as Américas e grande parte da África, Ásia e Oceania, iniciado a partir do século XVI, não resultou apenas em dominações. Esses encontros geraram relatos de viagem, narrativas descritivas, investigações e todo tipo de documentos históricos sobre as populações nativas, até então, desconhecidas pelos dominadores.
- Essas informações foram produzidas desde o começo das explorações europeias, mas só a partir do século XIX, com o avanço do imperialismo europeu, foram sistematizadas por meio de estudos científicos.
- Essa documentação sobre populações nativas diversas, somada ao interesse das sociedades colonialistas em ampliar suas formas de dominação, gerou a produção de um conhecimento que hoje chamamos de antropológico.
- Conhecer para dominar.
De um lado, os administradores coloniais, missionários religiosos e comerciantes tinham interesse prático em conhecer melhor os “primitivos”. Para os administradores coloniais, isso ajudava a produzir riquezas em benefício próprio a partir do encontro com os “selvagens”.
- Por outro lado, os cientistas que passaram a estudar essas populações a partir do século XIX pretendiam entender a história da humanidade. Para eles, as sociedades “primitivas” funcionavam como um