elaborao de plano de aula
Plano de aula é um documento utilizado pelo professor para elaborar o seu dia letivo, para o registro de decisões do tipo: o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com o que fazer, com quem fazer. Para existir plano de aula, é necessária que haja coerência com os objetivos discutidos e pensados no plano de ensino, bem como que se leve em conta os conhecimentos prévios e a formação do grupo a que o plano se destina.
O plano é a “apresentação sistematizada e justificada das decisões tomadas relativas à ação a realizar” (FERREIRA apud PADILHA, 2001, p. 36). Plano tem a conotação de produto do planejamento.
Plano de aula é um “guia” e tem a função de orientar a prática do professor, partindo da própria prática e, portanto, não pode ser um documento rígido e absoluto. Ele é a formalização dos diferentes momentos do processo de planejar que, por sua vez, envolve desafios e contradições (FUSARI, op. cit.).
Um plano de aula diferenciado apresenta uma seqüência de tudo o que vai ser desenvolvido em um dia letivo em sala de aula com detalhes, objetivos a serem alcançados (conhecimento, competências e habilidades), itens do conteúdo, as metodologias e estratégias que serão utilizadas, os procedimentos que serão adotados e as atividades que serão desenvolvidas assim como os recursos, a avaliação e referência.
Porém encontramos uma diversidade de modelos bastante diferenciados, uma vez que esta atividade muda conforme o modelo de cada instituição, mas há uma matriz na qual se pode apoiar para a construção do plano de aula a fim de alcançar nossos objetivos pedagógicos.
Identificação do plano:
Nome da instituição de ensino (também do centro e do departamento se for o caso);
Nome do curso;
Módulo;
Função;
Sub-função;
Área do conhecimento;
Nome do professor ministrante;
Período e carga horária;
Tema da aula ou assunto.
Conteúdo (programático):
Estabelecimento de tópicos na seqüência em que vão ser