TRABALHO MARIA
PEDAGOGIA
MARIA APARECIDA PORTELLA DA SILVA HAUSCHILD
A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS
DISCIPLINAS: Alfabetização e Letramento, Ensino de Matemática na Educação Infantil, Ensino de Natureza e Sociedade na Educação Infantil, Literatura Infanto-juvenil, Seminário Interdisciplinar V.
PROFESSORES: Raquel Corrêa Lemos, Keila Tatiana Boni, Maurílio Cristiano Batista Bergamo, Marlizeti Bonafini Steinle, Rosely Montagnini.
Passo Fundo
2015
INTRODUÇÃO
A Literatura Infantil exerce verdadeiro encantamento sobre as crianças, da mesma forma, favorece também a imaginação, transmite sentimentos e emoções, bem como proporciona diferentes aprendizagens. O trabalho em sala de aula pode ser guiado pela exploração de histórias, bem como o seu desenvolvimento cognitivo, psicológico, afetivo e social. Para que a criança goste de ler e mantenha o Hábito da leitura é preciso que a escola busque conhecer e desenvolver na criança as competências da leitura e da escrita e um bom livro infantil pode influenciar, de maneira positiva, nesse processo. Assim, Bakhtin (1992) expressa sobre a literatura infantil, abordando que, por ser um instrumento motivador e desafiador, ele é capaz de transformar o indivíduo em um sujeito ativo, responsável pela sua aprendizagem, que sabe compreender o contexto em que vive e modificá-lo de acordo com a sua necessidade.
DESENVOLVIMENTO
LIVRO ESCOLHIDO
O livro escolhido para análise foi: O SAPO QUE DESEJAVA AS ALTURAS, UM CONTO SOBRE AMIZADE, do autor Roberto Belli. O livro fala de um sapo chamado Golias, Golias é um sapo muito talentoso para o salto em altura. Um vencedor, mas nem por isso se gaba ou menospreza os outros. Ele compete em torneios e um antigo rival descobre que pode ser amigo deste vencedor. Esta é uma história sobre amizade e solidariedade. Você vai descobrir como laços de amizade, se cultivado podem durar para sempre. Essa história é muito importante para mostrar às crianças