Trabalho Maria
Resumo: A partir da perspectiva da comunicação interna organizacional, o objetivo deste artigo é discutir como as inovações das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs - impactaram as relações sociais no ambiente interno das organizações, originando uma nova forma de sociabilidade.
O texto aborda questões que evidenciam as interações de não presença e as interlocuções virtuais no contexto organizacional, visando compreender a comunicação interna como um processo relacional e estratégico de resultados.
Palavras-chaves: Comunicação interna organizacional; mediações tecnológicas;
intrerações
virtuais; sociabilidade.
As organizações – privadas, públicas, do terceiro setor etc – são constituídas essencialmente de pessoas, estando, portanto, sujeitas a tensões e sentimentos inerentes ao ser humano quais sejam: conflito ou cooperação, ações de poder exacerbado, vaidade, motivação, omissão etc.
Nesse sentido, as organizações têm que considerar a expansão do relacionamento com o seu público interno, incentivando suas contribuições e proporcionando liberdade para que eles expressem suas idéias e opiniões. Para que se sinta parte da estrutura da organização é necessário que o empregado seja, reconhecidamente, uma pessoa que colabora ativamente com o negócio. Nessa perspectiva, priorizando o aspecto relacional com o seu público interno, emerge na organização o papel fundamental da comunicação.
A comunicação interna é a comunicação direcionada ao público interno da organização, em especial aos seus empregados e para Kunsch (2003), a comunicação interna tem o objetivo de promover a integração entre a organização e o empregado. Por público interno entende-se, segundo
1
Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Relações Públicas e mestrado em Comunicação Social Interações Midiáticas, todos pela PUC Minas.
1
Fortes (1998, p.60), “o